quarta-feira, 21 de março de 2012



CONHEÇA UM POUCO SOBRE O SATELITE BOLINHA, COMO E CONHECIDO NO MEIO DOS RADIOAMADORES.





Os satélites chamados no Brasil como “Bolinha” ou “Bolinha Sat” são na realidade os satélites UHF SatCom , Inmarsat e FleetSatCom, estes satélites foram desenvolvidos pela RCA American Communications
e começaram a entraram em operação em 1986, são utilizados pela OTAN e pelos militares norte-americanos, são geoestacionários , quer dizer que não se movimentam, ficam estacionados como os satélites de TV e sua utilidade é a comunicação de tropas.




O interesante desses satélites são os transponders que são lineares, pode trabalhar em varias modalidades, sinais digitais e análogos (AM,FM,SSB), ele permique que o tipo de modulação que entra no transponders saia, exemplo: se você transmite em FM ele retransmite em FM.
O uso clandestino de satélites é crime previsto na Lei.
Algum tempo atras dezenas de brasileiros achando que esses satélites estavam abandonados abandonados acabaram por utilizar ilegalmente para comunicação, links de radios e até modos digitais.

Operação coordenada pela Superintendência Regional de Minas ocorre também em Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Agentes cumprem 20 mandados de busca e apreensão.
Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira a operação “Satélite” da Polícia Federal (PF) que visa investigar o uso clandestino de satélites norte-americanos no território brasileiro. Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Em São Paulo, equipamentos de transmissão para o “Bolinha Sat” (em sua grande maioria transverters para utilização com rádios VHF) foram aprendidos com quase todas as grandes “lideranças” do PCC que foram presas nos dois últimos anos… Aliás, dois radioamadores “fabricantes” de transverters para o Bolinha Sat estão presos por fornecerem equipamentos e tecnologia para a facção criminosa (eles sabiam o que estavam fazendo e qual seria a utilização).
A operação se concentra em Minas Gerais, onde são cumpridos dez dos 20 mandados, sendo seis em Caratinga e um em Ubaporanga, na Zona da Mata; um em Uberlândia, no Triângulo Mineiro e dois em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
De acordo com a assessoria de comunicação da PF em Minas, a maioria dos mandados são cumpridos em residências, e estão sendo apreendidos rádios e antenas.
Segundo a PF, as investigações estão em andamento há pelo menos seis meses, depois que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos identificou o uso indevido de seus satélites no território brasileiro. A PF não informou qual o objetivo da invasão dos sinais dos satélites e de seu uso indevido no Brasil.
Órgãos militares dos Estados Unidos indicaram os pontos onde os satélites estão sendo usados no Brasil, e tais coordenadas foram ratificadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O uso clandestino de satélites é crime previsto na Lei Geral de Telecomunicações, e os envolvidos poderão responder processo que prevê pena de dois a quatro anos de prisão, além de pagamento de multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário