quinta-feira, 8 de março de 2012


Região Metropolitana do Vale do Aço



A Região Metropolitana do Vale do Aço, conhecida também por Região Siderúrgica localiza-se no leste do estado de Minas Gerais, Sudeste brasileiro. Possui o 11º maior PIB do Brasil.

 A região tornou-se conhecida internacionalmente em virtude de grandes empresas que se encontram na região, a exemplo da Cenibra, Aperam South America (antiga Acesita e ArcelorMittal Inox Brasil) e Usiminas, todas com um crescente volume de produtos exportados.


Ferroviário

As cidades de Antônio Dias, Timóteo, Ipatinga, Santana do Paraíso(Ipaba) e Belo Oriente, possuem estações ferroviária da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Rodoviário

A Autotrans realiza o transporte urbano dos municípios de Timóteo e de Ipatinga, além de parte do de Coronel Fabriciano pois neste último também circula a Viação Acaiaca. A Univale é a responsável pelas principais linhas intermunicipais que ligam as cidades da Região Metropolitana.
Para a municípios da zona rural, a São Roque faz a linha Fabriciano - Cava Grande (Marliéria). Ligando a Região a outras partes de Minas Gerais e do Brasil estão várias companhias que utilizam os terminais rodoviários do Vale do Aço, como a Presidente, a Rio Doce e a Gontijo. Vale do Aço conta com a Viação Marli que liga Coronel Fabriciano até Marliéira passando pelas cidades de Timoteo e Jaguaraçu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário