quinta-feira, 21 de março de 2013

Monitoração, controle e fiscalização de uso do espectro radioelétrico

  
 
Anatel recebeu o primeiro dos 13 analisadores de espectro em tempo real, adquiridos por meio do Pregão Eletrônico nº 11/12. O objetivo da aquisição é equipar e capacitar a Agência para gestão, monitoração, controle e fiscalização de uso do espectro radioelétrico, incluindo garantias, para operação durante os grandes eventos internacionais (Copa do Mundo, Olimpíadas e Paralimpíadas).

O equipamento vai permitir o incremento na detecção de sinais provenientes de fontes não outorgadas, mesmo que os sinais variem rapidamente de frequência e tenham curta duração. Por meio dele também será possível identificar interferências nas operações de sinais outorgados e melhor documentar as medições para elaboração de laudos.

Além do analisador em tempo real, o aparelho ainda combina analisadores de sinais e de espectro de varredura, com todas as funções usuais. O equipamento também permite a automação da detecção de sinais não outorgados ou outorgados que excedam algum parâmetro legal e a análise de sinais presentes em todas as faixas outorgadas pela Anatel.

Fonte:
Kamar Santos
RENER - ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário